sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Violência Rural: Minas Gerais * Antonio Cabral Filho - RJ

Violência Rural: Minas Gerais
&
***
Conforme a velha tradição mineira, índio é preguiçoso e negro, vagabundo. Assim, as terras tradicionalmente reservadas aos povos naturais - "índio é a..." - bem como as áreas quilombolas, são desde sempre alvo da cobiça dos grileiros de todas as origens. 

Nos tempos do generalato da ditadura militar, pequenos proprietários, posseiros, quilombolas e comunidades nativas eram assaltados no meio da noite sem lua pela jagunçada dos latifundiários, e quem reagisse "era comunista..."
Naquela época, os sindicatos de trabalhadores rurais eram "cassados" sob as acusações mais ridículas e postos na ilegalidade. Desde então foram surgindo outras formas de organização popular, das quais a mais proeminente é o MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - paralelamente às entidades quilombolas e nativas.
Devido a isso, a grilagem ficou "excitada" e tentou dar um passo na militarização da jagunçagem, criando a UDR - União Democrática Ruralista. Mas não teve sucesso, devido ao seu espírito truculento na relação com o empresariado do agronegócio, que não está interessado apenas em terras, mas em tudo que ela possa gerar...
Uma vez desarticulada, restou aos "assaltantes rurais" alguns políticos serviçais de alguns partidos do tipo PSDB, representação do que há de pior na elite política brasileira. Paralelo a ele, há uma reca de partidecos - apenas legendas de aluguel - que vem servindo de guarda-chuva a todo tipo de "batepau" das oligarquias mineiras, não apenas agrícolas.
Mas com o surgimento e avanço do PT - Partido dos Trabalhadores, o latifundiário não mais pensa duas vezes em liquidar lideranças, invadir e destruir sítios, quilombos e reservas das camadas menos favorecidas da sociedade, sobretudo mineira. Sobretudo agora, no "brasil do golpe", o trabalho do CIMI - Conselho Indigenista Missionário, e da Pastoral da Terra, aliados aos demais movimentos sociais, tem sido fundamental para contrapor alguma resistência aos desmandos capitalistas no mundo agrícola de Minas Gerais.

Bom, tudo que disse acima, serve apenas para chamar a atenção para o documento da Confederação Nacional da Agricultura - CNA - dirigido ao testa-de-ferro do golpe michel temer solicitando a revogação do Decreto 6040, criado por Luis Inácio Lula da Silva, em 2007 instituindo a política nacional  de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais. Tal iniciativa se deve ao aborto direitista chamado "bancada da bala mineira" com o intuito de se apoderar do pouco que ainda resta de quilombos, reservas e pequenas propriedades rurais naquele estado. 

Não temos tempo a perder. Vamos pra cima deles, com o apoio de todos os movimentos sociais, das igrejas comprometidas com os valores cristãos, das Comissões de Direitos Humanos e de toda a mídia que não tem as mãos sujas do sangue dos menos favorecidos em nosso pais.

Todo apoio aos povos naturais
Todo apoio aos quilombolas
Todo apoio aos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Todo apoio à preservação ambiental
!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário